Viktor Chagas


escritor, professor e pesquisador


EGO SUM QUI SUM

Bem-vindo à minha prancheta de estudos... Neste espaço, apresento alguns dos meus interesses, trabalhos, projetos pessoais, e minhas filiações e redes de pesquisa. Sou escritor, professor e pesquisador.

Formação Acadêmica

2009 ‐ 2013

Doutorado em História, Política e Bens Culturais

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc/FGV)

EXTRA! EXTRA! (Os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios)

2007 ‐ 2009

Mestrado em História, Política e Bens Culturais

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc/FGV)

POR QUE É CIDADÃO O JORNALISTA CIDADÃO? (História das mídias e jornalismo cidadão de base comunitária na Maré)

2002 ‐ 2005

Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

A BLAGUE DO BLOG (Interatividade, subjetividade e horizontalidade nos blogs jornalísticos de política)

Experiência profissional

2010 ‐ hoje

Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto

Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia/IACS

2009 ‐ 2013

MBA em Gestão e Produção Cultural (FGV)

Professor Horista

Professor de "Cultura, Tecnologia e Novas Mídias"

2012 ‐ 2013

Viva Favela

Jornalista e Gestor

Coordenador Editorial e Coordenador-em-exercício do projeto Viva Favela

2005 ‐ 2012

Overmundo

Jornalista e Gestor

Coordenador Editorial do Instituto Sócio-Cultural Overmundo

Adicione meu cartão de visitas à sua lista de contatos

Download

Via et Vita

Para·frases

O projeto Para·frases abriga meus pequenos haicais, microcontos e prosa poética em parágrafo. Todos os textos são autorais e estão sujeitos a modificações com o passar do tempo...

Overmundo

Colaborei com o projeto Overmundo entre 2005 e 2012. Nesses sete anos, produzi uma série de textos que experimentavam com a linguagem jornalística. Eles seguem arquivados no site.

ó bhârata

Tenho atuação como colaborador honorário da revista ó Bhârata, um periódico que procura refletir sobre a existência humana, com base em diferentes escolas filosóficas e ecumênicas.

Jornalismo e Política

Há mais de dez anos conduzo uma série de investigações sobre a crise e a reconfiguração do jornalismo na paisagem política e econômica contemporânea. Do jornalismo cidadão aos tabloides, da história da imprensa às novas tecnologias...

Estudos de Memes

Fenômeno recente da internet, os memes são um objeto de estudo complexo e instigante. Desde 2011, me dedico a pesquisar a relação entre esses conteúdos e a política, e coordeno um projeto de extensão cujo objetivo é criar um webmuseu de memes.

Teoria da Cooperação

O projeto Jogos de Cooperação, coordenado por mim, tem como proposta materializar formulações filosóficas próprias da chamada teoria da cooperação, um ramo específico da teoria dos jogos, dando origem a uma série de jogos e materiais didáticos.

Lattes

Mais sobre meus interesses de pesquisa e inovação tecnológica, projetos que desenvolvo e publicações que tenho produzido, está registrado na plataforma Lattes do CNPq.

Figshare

Possuo um repositório de dados abertos de pesquisa na plataforma digital Figshare, para compartilhamento público de datasets e filesets acadêmicos.

Estudos de Mídia

Sou professor adjunto do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense.

Compolítica

Atualmente, sou membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política e editor executivo do periódico científico Revista Compolítica.

LEP

Integro o Laboratório de Estudos Políticos, grupo composto por pesquisadores da FGV, da Uerj e da UFF, e que se dedica a análises conjunturais.

coLAB

E possuo meu próprio grupo de pesquisa, o coLAB, um (meta)laboratório de comunicação, culturas políticas e economia da colaboração.

Top